SI Internacionalização das PME

Designação do projeto | Incremento da capacitação empresarial da Multilem para a Internacionalização
Código do projeto | 001749
Objetivo principal |Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.
Região de intervenção | Alentejo – Lezíria do Tejo
Entidade beneficiária | MULTILEM – DESIGN E CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS, S.A.
Data de aprovação | 31-08-2015
Data de início | 01-07-2015
Data de conclusão | 30-06-2017
Custo total elegível | 313.359,68 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 141.011,86 EUR
Objetivos, atividades e resultados|

A Multilem apresenta como objetivos estratégicos os seguintes:

- Investir na competitividade internacional da empresa;
- Incrementar a sua capacidade de comunicação Outbound e Inbound;
- Apostar na sua competitividade comercial;
- Conquistar novos e exigentes mercados;
- Reforçar quadro de pessoal qualificado.

O plano de internacionalização a concretizar pela empresa prevê as seguintes ações:

- Presença na web: Plataforma web da campanha de marketing; Campanhas SEO, SEM, Display, Social Media; Redesign Website; Subscrição inicial de “software as a service”.
- Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: Assessoria de Imprensa e Relações públicas; Registo de marca internacional; Conceção de vídeos promocionais.
- Prospeção e presença em mercados internacionais: Realização de viagens de prospeção, para transmitir a confiança e a qualidade dos serviços, bem como melhor conhecer as exigências e os players presentes no mercado. Promovendo assim, a captação dos potenciais clientes, através do contacto direto.
- Marketing internacional: Conceção de catálogos multilingues, para divulgação da empresa e dos seus produtos, tendo em conta as exigências dos diversos mercados; Aquisição de relatórios/estudos sobre os mercados-alvo.
- Introdução de novos métodos de organização: Hardware e Softwares de suporte à atividade de internacionalização;Sistema de Videoconferência, linha voip, VPN; Acesso remoto ao servidor para vários utilizadores que se desloquem aos mercados externos; Contratação de 2 técnicos qualificados, como objetivo de ajustar os produtos às exigências do mercado, assegurar o cumprimento das estratégias de internacionalização planeadas e a realização de benchmarking.
- Certificações específicas: Certificação ISO 9001, imprescindível para concorrer a concursos em mercados externos.

Com a realização das atividades supramencionadas e com o sucesso da implementação do projeto de internacionalização, a Multilem ambiciona, em 2018, alcançar um peso de 40% do VN Internacional no VN Total e aumentar a criação líquida de 16 postos de trabalho face ao ano pré projeto.

A Multilem pretende assim, reforçar a aposta na internacionalização, pelo incremento da conquista de NOVOS clientes e/ou projetos oriundos dos mercados externos, já explorados, pelo que a estratégia definida implica a realização de um conjunto de intervenções a nível da promoção internacional e ainda outros investimentos relacionados com o objetivo nuclear de incrementar o seu volume de negócios no mercado externo.